Economia Investimento aprovado cria 200 mil empregos

Investimento aprovado cria 200 mil empregos

Nuno Maposse, coordenador dos Serviços de informação no Centro de Promoção de Investimentos (CPI), disse ontem, a nossa fonte, em Nova Deli, na Índia, que do total dos investimentos aprovados nos últimos cinco anos, 4.9 biliões de dólares foram registados no ano passado.

“Em 2012 passamos a fasquia dos 365 projectos aprovados e este ano acreditamos que vamos superar esse número”, disse.

Questionado sobre as razões do optimismo, Maposse, afirmou que no ano passado, alguns projectos que deveriam ser aprovados tiveram que transitar para 2013 por necessitarem de melhor avaliação.

“São projectos de enorme dimensão nas áreas de recursos minerais, agricultura e indústria e que têm que ser aprovados ao nível do Conselho de Ministros. Este ano vão ser submetidos ao Governo e se forem aprovados irão, de certeza, ter impacto considerável no volume de investimentos”, afirmou o coordenador dos Serviços de Informação e Marketing do CPI.

Entretanto, ainda ontem, último dia do 9º Conclave Índia-Africa, evento que vinha decorrendo em Nova Deli, governantes moçambicanos e representantes do CPI apresentaram, numa sessão bastante concorrida, os “Desafios, Oportunidades e o Clima de Investimentos em Moçambique.

Recomendado para si:  Dívida externa do país cai 0,6% com medidas de contenção do governo

Investimento aprovado cria 200 mil empregos

Na ocasião, foi referido que entre 2011 e 2012, o comércio total entre Moçambique e Índia cifrou-se em 631.77 milhões de dólares. A Índia é actualmente o 8º maior investidor estrangeiro em Moçambique, tendo, no ano passado, investido 86.2 milhões de dólares.

As empresas indianas têm manifestado um forte interesse nas áreas do carvão, hidrocarbonetos e de outros recursos naturais.

De uma forma geral, os empresários estrangeiros presentes na sessão pretendiam obter esclarecimentos sobre aspectos ligados à legislação, vistos de entrada, bem como sobre as oportunidades de que Moçambique dispõe.

A delegação moçambicana que dirigiu a foi encabeçada pelo ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga e integrou os governadores de Gaza, Niassa e Zambézia, respectivamente Raimundo Diomba, David Marizane e Joaquim Veríssimo. Nuno Maposse, do CPI e Sanjay Kirloskar, presidentes da empresa kirloskar Brothers Ltd, foram outros integrantes da mesa que presidiu o evento.

Destaques da semana