Para viabilizar o projecto, que visa ajudar os produtores a acessar aos mercados ruais, o Banco Mundial investiu, nos últimos três anos, mais de 18 milhões de meticais. Paulo Brito disse à nossa Reportagem que o dinheiro foi aplicado para a reabilitação de 70 quilómetros de estradas rurais, construção de celeiros melhorados do tipo Gorongosa, quatro mercados rurais e oito casas para os extensionistas contratados para assistir os produtores.
O nosso entrevistado disse que os produtores enfrentavam muitas dificuldades de colocação dos seus excedentes nas feiras agrícolas pelo facto de as estradas não permitirem a entrada dos operadores económicos para a comercialização. Devido ao investimento feito, foram seleccionadas estradas geoestratégicas para a economia do distrito para a sua reabilitação, o que permite, desde o ano passado, maior fluxo de trocas comerciais e realização feiras agrícolas.
Os camponeses associados foram assistidos pelos técnicos extensionistas em técnicas que elevaram a produtividade por hectare. Os beneficiários foram, igualmente, treinados em matéria de gestão de micro projectos para garantir a sustentabilidade das suas iniciativas empreendedoras até ao final deste ano quando terminar o empreendimento. Vários projectos de geração de renda estão a ser implementados por um total de 131 associações em Morrumbala.
Entretanto, está ainda em execução uma outra vertente de apoio. Trata-se do Fundo de Investimento Agrícola e Ambiental para a promoção da pesca artesanal sustentável. No terreno, as 12 associações que receberam os quites de pesca estão treinadas para usar melhor as artes de pesca.
Segundo Paulo Brito, os pescadores usavam a rede mosquiteira para a pesca, o que arrastava tudo e perigava a existência das espécies. “ Pouco a pouco há uma tendência de mudar as artes. Nós não estamos a ensinar a pescar mas como devem pescar para preservar as espécies para as novas gerações”, disse o nosso entrevistado, para quem os resultados são bons porque, actualmente, aparece no mercado a tilapia e outras espécies da mesma família maiores, o que não acontecia há três anos.