Segundo testemunhas do sinistro, o acidente deveu-se à imprudência do condutor do camião, um KenWorth com chapa de inscrição ABJ 447 MP pertencente à firma A. Arreola Trucking, que seguia na direcção Boane-Maputo.
Ao tentar contornar a curva junto ao cruzamento para a Barragem dos Pequenos Libombos, o condutor do camião terá perdido o controlo da viatura que foi se embater com a viatura de transporte de passageiros, um Toyota Hiace com matrícula AAJ 660 MP, que foi arrastada por cerca de 50 metros, até ir embater numa barraca que ficou completamente destruída.
À hora que a nossa Reportagem se fez ao local, as duas viaturas continuavam anichadas no interior da barraca, numa altura em que já se ensaiava a operação de retirada dos dois veículos com recurso a uma grua. A presença de mirones atraídos pela espectacularidade do acidente tornou o trânsito momentaneamente complicado na zona, o que obrigou a que vários agentes da Polícia fossem posicionados para ajudar a disciplinar o tráfego, intenso àquela hora do dia.
Além da barraca destruída, o acidente causou danos nas linhas de transporte de energia eléctrica, situação prontamente solucionada por uma equipa da Electricidade de Moçambique que se deslocou ao local.
A imagem captada pelo nosso colega Jaime Macamo ilustra o ambiente no local do acidente e o estado em que ficaram duas viaturas e a barraca destruída.