A Reportagem do “Notícias” soube que para o ano de 2013 fez-se uma proposta de reabilitação de regadios da Moamba, uma vez que o Governo da província de Maputo prioriza o sector da agricultura para o desenvolvimento.
A governadora da província de Maputo, Maria Jonas, que falava recentemente no distrito da Namaacha, província de Maputo, disse que os camponeses devem assimilar as novas tecnologias para o aumento das áreas de produção e da produtividade.
“Exortamos a nossa população para ser mais proactiva e ambiciosa na produção e em termos de extensões de áreas, e passarem de uma agricultura de cabo curto para uma agricultura de mecanização”, disse Maria Jonas, acrescentando que há vários programas desenhados pelo Governo para o financiamento da agricultura e de novas tecnologias de produção.
Aquela governante sublinhou que a província de Maputo, a cada campanha vai aumentando as áreas de produção. “No ano passado, por exemplo, cultivamos cerca de 300 mil hectares e este ano pretendemos chegar aos 350 mil hectares”, disse Jonas, acrescentando que “em termos da produtividade também a tendência é de subir, por isso que o ano passado conseguimos produzir cerca de seis milhões de produtos diversos e na presente campanha tencionamos atingir mais de sete milhões”.
No campo de fomento de gado bovino, o Governo da província de Maputo está a trabalhar de modo que os animais cresçam bem e que produzam carne de qualidade, por isso que anualmente estão a ser graduados novos extensionistas.
Por seu turno, a directora da Agricultura na província de Maputo, Leonor Neves, disse que os níveis de produção de comida daquele ponto do país tende a crescer graças aos esforços feitos nesse sentido.
“Porque o governo da nossa província prioriza o sector da agricultura, principalmente para a produção de hortícolas e cereais, pretendemos aumentar a capacidade dos nossos regadios”, disse Neves, frisando que actualmente a província de Maputo tem cerca de 240 mil cabeças de gado bovino e a grande aposta é chegar aos 50 mil e isso será possível com o uso de novas técnicas.
Na componente agro-processamento, Leonor Neves, disse que no distrito de Marracuene existe uma unidade de processamento de hortícolas, embora não seja ao nível desejado uma vez que há maior quantidade de produção.
Precisou que nos próximos tempos, vai se montar no distrito da Moamba uma unidade maior para a conservação da hortícola e da batata-reno, enquanto isso, em 2013 prioriza-se a reabilitação de regadios.