Sociedade Saúde 500 pessoas deram entrada no Hospital Central de Maputo neste Natal

500 pessoas deram entrada no Hospital Central de Maputo neste Natal

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

500 pessoas deram entrada no Hospital Central de Maputo neste Natal

Nas últimas 24 horas, ou seja, no Natal do ano prestes a findar, 500 pessoas deram entrada no Hospital Central de Maputo (HCM), contra 301 do mesmo período de 2011, das quais 200 padecendo de doenças diversas, 132 com traumas resultantes de acidentes de viação, agressões físicas, dentre outros, contra 29 daquele ano.

Segundo o médico ortopedista traumatologista do HCM, Raúl Cossa, no geral, o Natal do ano passado foi mais calmo em relação ao de 2012. A maior unidade hospitalar de Moçambique atendeu, no dia 25 de Dezembro de 2012, 37 pessoas que sofreram acidentes de viação, contra 21 do mesmo período do ano transacto. Houve um aumento de 16 casos, 34 indivíduos envolveram-se em agressões físicas, contra 18 de 2011, e dois casos de ferimentos com recursos a armas brancas. Enquanto isso, há registo de três óbitos por motivos diversos. Dos 500 doentes 114 ficaram internados.

Relativamente aos acidentes de viação, Raúl Cossa disse ainda que a maior parte deu-se na cidade de Maputo. O destaque vai para o caso da zona da Costa do Sol, no qual cinco pessoas contraíram ferimentos, uma das quais com gravidade, em consequência de um acidente de viação na Avenida da Marginal.

Das vítimas consta uma criança que neste momento está internada no serviço de urgência de pediatria. O referido sinistro aconteceu quando uma viatura de marca Ford, com a chapa de inscrição MMP-22-17, embateu na parte traseira de um mini-“bus” Toyota Coaster, com a matrícula ABL-648 MP. Os agentes do corpo de Salvação Pública que estiveram no local suspeitam que tenha havido excesso de velocidade e embriaguez.

Raúl Cossa apelou aos pais a não serem tolerantes ao consumo do álcool. Que vigiem, sobretudo, aos filhos menores de idade cuja tendência e experimentar este tipo de vício. Em relação ao uso de objectos pirotécnicos, ele disse que quando mal manuseados podem provocar lesões graves em diferentes partes do corpo. Advertiu que os braços podem ser amputados. Qualquer um que queira usar tais objectos que leia primeiro as instruções.