Economia Murrupula exige banca para acelerar desenvolvimento

Murrupula exige banca para acelerar desenvolvimento

O ritmo de crescimento socioeconómico que o distrito de Murrupula, província de Nampula, tem vindo a registar nos últimos tempos, justifica a instalação de uma agência bancária. Este é o sentimento manifestado, ontem, pela população local à governadora, Cidália Chaúque, no âmbito das primeiras visitas aos distritos.
Murrupula exige banca para acelerar desenvolvimento

O crescimento de Murupula é particularmente impulsionado pelo desempenho dos sectores agrário, da indústria do caju, transformação da madeira e comércio.

No encontro popular que marcou o início das actividades da governadora ao distrito de Murrupula foi vincado que a banca deve acompanhar o ritmo de desenvolvimento socioeconómico, garantindo as condições necessárias para que a população que exerce actividades lucrativas possa fazer as suas poupanças.

A falta de banca faz com que muito dinheiro seja gasto nas deslocações à cidade Nampula à procura de uma dependência bancária para fazer depósitos.

Murrupula localiza-se no corredor rodoviário atravessado pela estrada nacional número um, e não faz sentido, segundo disseram alguns intervenientes no referido encontro,  que o distrito não tenha um serviço bancário para garantir o funcionamento de vários serviços, sobretudo a comercialização dos excedentes agrícolas cujos volumes crescem continuamente todos anos.

Segundo os intervenientes, o Fundo de Desenvolvimento Distrital concorre para o aumento de oportunidades de geração de rendimento, através da promoção de actividades sobretudo nas áreas de agricultura, pecuária, indústria transformadora, serviços e comércio que igualmente estão a criar postos de trabalho.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

O governo de Murrupula foi exaltado pelo esforço no sentido de garantir a transitabilidade das vias de acesso facilitando a ligação entre a sede distrital e todos as suas localidades, donde vem a maior parte dos produtos agrícolas que garante o abastecimento do mercado local e não só.

A governadora Cidália Chaúque sossegou a população de Murrupula referindo que o plano quinquenal do governo em implementação prevê a abertura de unidades bancárias onde a sua existência se justifica, explicando que a sua concretização passa pela mobilização do sector bancário para expandir os seus serviços às zonas rurais em franco crescimento como é o caso de Murrupula.

“O vosso desempenho reflecte-se no desempenho do Governo, e fico impressionada porque vocês querem, de facto, o desenvolvimento quando, por exemplo, me dizem que estão engajados na dinamização do sector do caju e do algodão, culturas que geram renda nas famílias que se envolvem na sua produção, pelo que todo o esforço será feito para que o distrito possa ter uma agência bancária”- referiu a governadora.