Sociedade Educação Em mais uma graduação: UEM reajusta currículo

Em mais uma graduação: UEM reajusta currículo

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) procedeu-se ao reajustamento curricular em praticamente todas as unidades da instituição garantindo, assim, que os currículos possuam a devida relevância, actualidade e conversibilidade regional.
Em mais uma graduação: UEM reajusta currículo
Segundo Orlando Quilambo, Reitor da UEM, que ontem falava em mais uma cerimónia de graduação, os cursos de Mestrado é que foram extremamente reforçados, com a aprovação de Mestrados nas áreas de recursos naturais, ciências veterinárias, serviços sociais e reassentamento urbanos.

Na cerimónia de ontem, a UEM graduou 911 estudantes, sendo 836 Licenciados e 48 Mestres nas diferentes áreas do conhecimento. Estes se juntam aos 601 que em Abril deste ano se graduaram, o que conduz a uma graduação no presente ano de cerca de 1521 cidadãos, entre Licenciados, Mestres e Doutores.

Para Orlando Quilambo, a cerimónia de graduação tem um significado particularmente singular na História do nosso país, em virtude de ela ter lugar num contexto em que se celebra o 50º aniversário do Ensino Superior em Moçambique, um facto marcante na vida social, política e económica da nação. De modo particular, o acto ganha ainda mais consistência e relevância quando se constata que durante os 50 anos, a UEM assumiu e continua a assumir, um papel de extrema relevância na mudança ideológica da intelectualidade moçambicana, através da formação de quadros superiores que se engajam na construção da moçambicanidade e no fortalecimento da nossa identidade.

“Por isso, reafirmamos, mais uma vez, a nossa convicção de que a História da UEM está ligada à História da construção do nosso país. A nossa aposta vai continuar a ser os programas de investigação, priorizando a solução de problemas mais prementes ligados ao processamento de matérias-primas, estudos arqueológicos, saúde, ciências marinhas e costeira” – disse Orlando Quilambo.

Em 2012 mais de 25 mil estudantes candidataram-se a UEM, tendo sido admitidos mais de 4200, o que representa dois por cento de ingresso. Desde universo, três mil solicitaram apoio na forma de bolsas, tendo sido apenas possível satisfazer a 2031, sendo que 1134 se encontram nas residências.

“Estes números mostram que as necessidades sociais dos nossos estudantes são enormes, mas a nossa capacidade de resposta é, infelizmente, ainda limitada” – disse.

Entretanto, na sua mensagem de fim do curso, a Associação dos Estudantes da UEM recomendou aos graduados a procurarem realizar os seus sonhos mas sem nunca esquecer que a sociedade é quem mais precisa deles para resolver os demais problemas que os afligem.

Por seu turno, os graduados comprometeram-se a trabalhar arduamente para o desenvolvimento do país. Ao apresentarem sua mensagem, disseram que não querem ser mais uns dos tantos graduados espalhados por este país fora, mas sim parte integrante dos quadros que estão a trabalhar para o bem da nação.

A cerimónia de ontem foi presenciada pelo Ministro da Cultura, em nome do Governo moçambicano.