Internacional Comediante da BBC detido em escândalo de abuso sexual de menores

Comediante da BBC detido em escândalo de abuso sexual de menores

Freddie Starr, comediante de 69 anos, é o segundo detido a propósito do escândalo de abuso sexual de menores que cresce à volta de outro apresentador da BBC, Jimmy Savile, que morreu em 2011. O caso está a pôr a BBC em cheque.
Comediante da BBC detido em escândalo de abuso sexual de menores
Freddie Starr foi detido pela polícia britânica na quinta-feira e foi de seguida interrogado durante cerca de oito horas.

“Insere-se na investigação que designamos por ‘Savile e outros'”, disse a polícia britânica num comunicado. As autoridades avançaram que Freddie Starr é suspeito de ter abusado sexualmente de menores. O comediante foi libertado, após pagamento de fiança.

As suspeitas contra Starr surgem no contexto do escândalo de pedofilia que envolve Jimmy Savile, antigo apresentador da BBC. Suspeita-se que só Jimmy Savile tenha abusado de mais de 300 menores ao longo da sua carreira de quatro décadas e que tenha estado no centro de uma rede de pedofilia que servia personalidades do mundo do espectáculo britânico, principalmente da BBC.

As suspeitas contra Freddie Starr já tinham sido lançadas no mês passado, à medida que foi revelada uma avalanche de histórias e denúncias após a televisão britânica iTV ter emitido um documentário em que várias testemunhas acusavam Savile de abuso sexual de menores.

Após serem lançadas suspeitas contra ele, Starr falou a um programa matinal da iTV, referindo-se duramente a Savile como “um homem nojento”. No mesmo programa, emitido dia 10 de Outubro, o comediante disse que queria “ser questionado pela polícia” e que as acusações feitas contra si são falsas.

Freddie Starr e Jimmy Savile coabitaram nos estúdios da BBC nos anos 70, altura em que as suas carreiras estavam no topo.

O cantor Gary Glitter também já tinha sido detido e interrogado no dia 28 de Outubro a propósito deste caso. Foi posteriormente libertado após pagamento de fiança.

Glitter, no entanto, não tinha um cadastro limpo, ao contrário de Savile e Starr. O cantor, que também fez carreira sobretudo nos anos 70 e 80 e que frequentava os estúdios da BBC, já tinha sido preso em outras duas ocasiões em questões relacionadas com pedofilia. Em 1999 foi preso por ter pornografia infantil no computador e em 2006 foi preso por ter tido relações sexuais com menores no Vietname.