Sobre o programa de asfaltagem, o plano para 2013 prevê obras nas estradas Mocuba-Milange (60km); Nampula-Cuamba (130km); Montepuez-Ruaça (80km); Marrupa-Ruaça (40km); Caniçado-Chicualacuala (190km); Chimoio-Espungabera (210km); e Mueda-Oasse-Mocímboa da Praia-Palma-Namoto, numa extensão aproximada de 160 quilómetros. Trata-se de estradas nacionais com muita importância económica e social, sobretudo por estabelecerem ligação entre potenciais zonas de produção e de consumo.
Relativamente às estradas regionais está agendada para o próximo ano a asfaltagem de um total de 30 quilómetros, sendo dez quilómetros para o troço Magude-Motaze, na província do Maputo; dois do eixo Mopeia-Luabo, na Zambézia; cinco quilómetros da via Ntchinga-Chitunda, no Niassa e treze na estrada Namaua-Nangade, na província de Cabo Delgado.
Nos 100 quilómetros de estradas nacionais por serem reabilitados em 2013 estão contemplados os eixos rio Ligonha-Nampula (20km); Namialo-rio Mecutuchi (15km); rio Mecutuchi-rio Lúrio (15km) e Macomia-Oasse (50km).
Paralelamente, o Plano Económico e Social para 2013 prevê que sejam realizadas obras de manutenção em 1250 quilómetros de estradas municipais e distritais em todo o país, sendo 150km nos municípios e 1100km nos distritos.
Estão igualmente previstos trabalhos de conservação da rede de estradas classificadas em todas províncias do país, num total de 19 mil quilómetros, sendo cinco mil em manutenção de rotina revestida, e 14 mil quilómetros de manutenção de rotina não revestida.
Na componente pontes, o programa prevê o arranque de obras de construção de cinco empreendimentos e o prosseguimento de outros cinco iniciados este ano em diversos pontos do país. Com efeito, estão projectadas pontes para os rios Zambeze, Pómpue, Muíra, Sangadze, I e Sanghadze II, Macuca, Chidje-casados, Chidje-Mangale, Tanzbule e Nhagucha.
Serão reabilitadas as pontes sobre os rios Inharrime, em Inhambane; Save, em Inhambane e Limpopo na província de Gaza. Os trabalhos de manutenção deverão abranger as pontes da Ilha de Moçambique, em Nampula; a Ponte Armando Guebuza entre Sofala e Zambézia; Lugela, na Zambézia, Rovuma, em Cabo Delgado; Samora Machel, em Tete, Incomáti, em Maputo e rio Limpopo, na região de Guijá, na província de Gaza.