Internacional Mundo Moçambique não cumpre os direitos da criança em África

Moçambique não cumpre os direitos da criança em África

Moçambique não cumpre os direitos da criança em África

Apesar de ter ratificado, há 13 anos, a Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança, o Governo moçambicano é apontado como sendo dos países africanos que menos honram o compromisso de enviar, regularmente, àquele organismo relatórios sobre o nível de efectivação das convenções.

No geral, a região Austral de África é a zona do continente que menos tem respondido satisfatoriamente ao seu dever de submeter os seus relatórios àquela instituição da família da União Africana, segundo o Comité Africano de Peritos sobre os Direitos da Criança, órgão que avalia o grau de implementação deste instrumento jurídico continental.

“O que se verifica é que os países da região Austral de África são os que menos submetem os seus relatórios sobre a implementação da Carta”, destaca o documento daquela instituição, salientando que aquele dispositivo jurídico “deveria merecer maior atenção por parte de todos os países signatários”.

A Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança foi adoptada pela extinta Organização da Unidade Africana (OUA) em 1990, em Addis-Abeba, na Etiópia, com objectivo de assegurar maior promoção e protecção dos direitos da criança no continente.

Recomendado para si:  Cabo Delgado à beira de novo recorde de violência, alertam as Nações Unidas

Moçambique ratificou aquele documento em Maio de 1998, através de uma resolução do Conselho de Ministros daquela organização continental.