Desporto Boxe moçambicano volta aos Jogos Olímpicos com Juliano Máquina

Boxe moçambicano volta aos Jogos Olímpicos com Juliano Máquina

 Juliano Máquina
Moçambique volta hoje a entrar em cena nos Jogos Olímpicos através de Juliano Máquina no boxe. O pugilista moçambicano enfrenta no último combate da ronda desta noite, a partir das 22:30 horas, o búlgaro Aleksander Aleksandrov nos 32 avos-de-final da categoria de menos 49 quilos.

Segundo o jornal Notícias, perspectiva-se um combate difícil para Juliano Máquina dada a forte tradição do boxe búlgaro. Aleksander Aleksandrov de 27 anos é mais experiente que o jovem pugilista moçambicano que faz a sua estreia em provas do género.

Contudo, e ainda de acordo com o Notícias, se o pugilista daquele país do leste da Europa goza de maior nível competitivo, Juliano Máquina pode fazer da sua juventude a principal arma. É que o moçambicano conta com apenas 18 anos e a maior frescura física pode marcar a diferença.

Caso Máquina se qualifique terá como adversário, no próximo sábado, a partir das 22:15 horas, o sul-coreano Jonghun Shin que ficou de fora na primeira ronda.

Máquina será o segundo atleta nacional a entrar em prova depois de no sábado Neuso Sigauque ter sido eliminado no judo.

Na quinta-feira, 2 de Agosto, as cores nacionais estarão representadas na natação com Chakil Camal nos 50 metros livres. O nadador moçambicano compete na quarta eliminatória e vai nadar na pista sete do “Park Aquatics Centre”.

Chakil tem como melhor marca 24,40 segundos, sendo que o recorde olímpico é de 21,30 segundos e o mundial de 20,91.

A primeira ronda das provas de 50 metros tem início previsto para as 11:00 horas.

Na sexta-feira, 3 de Agosto, será a vez de Jéssica Vieira lançar-se as águas do “Park Aquatic Centre” também nos 50 metros livres. Jéssica vai competir na quinta eliminatória e vai partir da pista 2.

A nadadora tem como melhor tempo 27,11 segundos, a mais de três segundos do recorde olímpico 24,06. O recorde mundial é de 23,73 segundos.

Kurt Couto, a esperança de medalhas, entra em prova no sábado, 4 de Agosto, nos 400 metros barreiras. A prova tem início previsto para as 11:15 horas.

A jovem atleta Sílvia Panguane será a última a mostrar os dotes. A velocista dos 100 metros barreiras faz-se à pista do Estádio Olímpico de Londres no dia 6 de Agosto a partir das 10:05 horas.