Desporto Moçambola-2026 arranca a 28 de Março com novo modelo

Moçambola-2026 arranca a 28 de Março com novo modelo

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) anunciou que o arranque do Moçambola-2026 está agendado para o dia 28 de Março. A informação foi confirmada por uma fonte próxima da Comissão de Clubes, que inclui clubes como o Ferroviário de Maputo, Costa do Sol e a Associação Black Bulls, entre outros.

Esta Comissão foi estabelecida para delinear um novo modelo para a competição, tendo em conta a insustentabilidade financeira do formato anterior. O objectivo é garantir a viabilidade do torneio e atender aos interesses dos clubes participantes.

O modelo definido para o Moçambola-2026 será baseado no sistema “clássico”, com a realização de “jornadas duplas”. Esta decisão resulta de esforços conjuntos da LMF e da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) para assegurar um equilíbrio entre competitividade e sustentabilidade para todos os envolvidos.

A confirmação do novo formato aconteceu numa reunião realizada na última quarta-feira entre a Comissão de Clubes e as direcções da LMF e FMF, onde foram feitos os últimos ajustes necessários.

Na sequência deste encontro, outra reunião ocorreu ontem com o Ministério da Juventude e Desportos (MJD), onde foi apresentada a proposta definitiva. O modelo contempla um sistema de todos-contra-todos, disputado em duas voltas e em jornadas duplas ou adiantadas.

Recomendado para si:  CNAF quer árbitro credenciado pela FIFA em cada província

O Governo expressou satisfação com a proposta, que será oficialmente aprovada na próxima Assembleia-Geral da LMF, agendada para meados de Março.

Destaques da semana