A Selecção Nacional de Futsal de Moçambique foi isenta de participar na pré-eliminatória de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2026, graças à sua posição no ranking Mundial.
Actualmente, Moçambique ocupa o 85.º lugar no ranking da FIFA, com um total de 952.11 pontos, posicionando-se como a quinta selecção mais bem colocada no continente africano.
Consequentemente, a selecção moçambicana entra directamente na segunda e decisiva fase de qualificação, onde poderá encontrar adversários como Gana, Guiné, Mauritânia ou Tanzânia, cujos nomes serão definidos por sorteio. Segundo as normas da competição, a selecção com melhor classificação no ranking terá o privilégio de disputar a segunda mão em casa.
O sorteio da competição está marcado para esta tarde, a partir das 14h00. A primeira ronda de qualificação, programada para ocorrer entre o final deste mês e o início de Fevereiro, contará com a participação de seis selecções. Destas, três irão avançar para a fase seguinte, juntando-se às equipas já isentas.
Os sete vencedores da segunda eliminatória, determinados com base no resultado agregado das duas partidas, assegurarão a sua presença na fase final do CAN de Futsal 2026, acompanhando assim o país anfitrião do evento.

















