O ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua esposa, Cilia Flores, sofreram ferimentos durante a captura realizada por forças norte-americanas no passado sábado. A informação foi avançada esta quarta-feira pela CNN.
Segundo as autoridades, os Estados Unidos lançaram um ataque contra a Venezuela, resultando na captura do casal presidencial, que agora se encontra sob a custódia americana. A transição de poder em curso foi anunciada como parte do processo de governo até que a situação se estabilize no país.
Relatos indicam que Cilia Flores ficou ferida ao bater com a cabeça enquanto tentava fugir ao lado do marido. Maduro e Flores procuraram abrigo atrás de uma porta de aço no interior da residência oficial em Caracas, mas foram interceptados pelas forças militares.
Os militares da Delta Force, envolvidos na operação, prestaram os primeiros socorros a ambos fora do complexo presidencial. Após a captura, Maduro e Flores foram transportados para Nova Iorque, onde compareceram a tribunal na segunda-feira.
Durante a audiência, o advogado de defesa informou ao juiz que Cilia Flores sofreu ferimentos significativos, solicitando um exame físico completo por suspeitas de fractura ou contusão grave nas costelas. Durante a sessão, Flores apresentava dificuldades e, em alguns momentos, cambaleou e baixou a cabeça, enquanto Maduro também demonstrava dificuldade em sentar-se e manter-se em pé, segundo reportagens.
Os esboços realizados por ilustradores presentes no tribunal mostraram Flores com ligaduras na cabeça. As autoridades que informaram os deputados descreveram o ferimento na cabeça de Flores como ligeiro, conforme fontes não identificadas.
Além disso, alguns membros da Força Delta também ficaram feridos durante a operação em Caracas, após um tiroteio com uma força de reacção rápida cubana posicionada nas proximidades. As autoridades asseguraram que os soldados norte-americanos estão a recuperar bem.
Maduro e Cilia Flores permanecem detidos em Nova Iorque, enfrentando acusações de tráfico de droga, tendo-se declarado inocentes.

















