Sociedade Beira enfrenta restrições no fornecimento de água devido às chuvas

Beira enfrenta restrições no fornecimento de água devido às chuvas

A cidade da Beira enfrenta dificuldades no abastecimento de água devido às chuvas intensas que têm assolado a região centro de Moçambique.

A qualidade da água bruta foi comprometida, resultando em um aumento significativo nos níveis de turvação na estação de tratamento de Ding Ding. Esta situação forçou a empresa Águas de Moçambique a reduzir a captação diária de água, de 50.000 metros cúbicos para cerca de 42.000 metros cúbicos.

As consequências da diminuição de captação refletem-se em restrições no abastecimento de água em vários bairros da cidade, bem como nas extremidades da rede de distribuição. A empresa esclarece que, além da redução na captação, foi identificada uma fuga numa conduta de transporte de água bruta. Este problema foi exacerbado pela pressão elevada resultante do aumento do caudal, em conjunto com a instabilidade do terreno decorrente das chuvas.

A reparação da conduta danificada está prevista para realizar-se assim que os níveis de água na captação baixarem e as condições de segurança permitirem a actuação das equipas técnicas. Estas equipas continuam empenhadas em garantir a normalização do abastecimento de água, buscando mitigar os efeitos da situação actual sobre a população.

Recomendado para si:  Tempestade tropical se aproxima de Moçambique e impacta navegação

Destaques da semana