Inicia hoje o recenseamento militar em todo o território nacional e nas representações diplomáticas e consulares de Moçambique no estrangeiro.
Este processo, destinado a cidadãos moçambicanos de ambos os sexos nascidos no ano de 2008, prolongar-se-á até ao dia 28 de Fevereiro.
A campanha insere-se na aplicação da Lei do Serviço Militar e tem como lema “Recenseamento Militar, engajando jovens ao serviço da Pátria para o fortalecimento da paz e soberania nacional”.
O Ministério da Defesa Nacional prevê recensear, durante este ano, 221.141 jovens. Para garantir uma ampla cobertura territorial e facilitar o acesso ao serviço, serão estabelecidos 1.499 postos fixos e 171 postos móveis.
Segundo o Coronel Jorge Delfim Leonel, Director Nacional de Recursos Humanos, o recenseamento ocorrerá nas administrações distritais, autarquias locais, postos administrativos e estabelecimentos de ensino. Para os cidadãos no exterior, o processo será realizado nas missões diplomáticas e consulares, conforme a área de residência.
Os participantes deverão apresentar um documento de identificação válido (Bilhete de Identidade ou talão e cédula pessoal) e uma declaração de residência emitida pelas autoridades locais. Após a conclusão do recenseamento, cada cidadão receberá um recibo que comprova a sua presença.















