Sociedade Moçambique e EUA reforçam parceria com formação de 105 militares anti-terrorismo

Moçambique e EUA reforçam parceria com formação de 105 militares anti-terrorismo

Moçambique e os Estados Unidos da América (EUA) oficializaram a conclusão de um programa de treino anti-terrorismo, com a graduação de 105 soldados das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). 

O evento decorreu no Campo de Treinamento da Moamba, localizado na província de Maputo.

A cerimónia contou com a presença do General Jane Dos Santos, Chefe do Estado-Maior General das FADM, e do Tenente-Coronel Louis Cascino, Adido de Defesa dos EUA em Moçambique. Durante o evento, ambos os oficiais reconheceram o desempenho dos formados, enfatizando o compromisso contínuo no fortalecimento da cooperação bilateral em matéria de segurança.

O treino teve como premissa o aprimoramento da capacidade das FADM no combate a ameaças de extremismo violento. Os soldados receberam instruções em áreas como tácticas de pequenas unidades, planeamento operacional, atendimentos médicos em combate e protecção de civis.

De acordo com uma nota publicada, os graduados demonstraram melhorias significativas em prontidão, coordenação e execução de missões, capacidades cruciais para os esforços do país na promoção da estabilidade nas regiões afectadas, assim como nos objectivos nacionais relacionados à resiliência e à segurança comunitária.

Recomendado para si:  Cidadão malawiano detido em Tete por posse ilegal de arma de pressão

Tanto Moçambique como os EUA reiteraram a importância do envolvimento contínuo e dos treinos conjuntos, que se traduzem na segurança colectiva e no fortalecimento das relações entre as duas nações.

Destaques da semana