Moçambique tomou posse da presidência da AUSC Região 5, num mandato que terá a duração de dois anos. A cerimónia decorreu na cidade de Swakopmund, na Namíbia, onde a ministra da Educação, Juventude, Desporto e Inovação da Namíbia, formalizou a entrega dos símbolos da organização, incluindo a bandeira e a constituição, ao Secretário Permanente do Ministério da Juventude e Desporto de Moçambique, Júlio Mendes.
Durante a sua intervenção, a responsável namibiana expressou um sincero agradecimento pela colaboração dos Estados-membros ao longo do seu mandato. Destacou os principais avanços e desafios enfrentados durante o período em que a Namíbia liderou a AUSC Região 5, sublinhando a importância do desporto nas políticas públicas do seu país, o que fomentou um sentimento de orgulho pela condução da organização.
Júlio Mendes, por sua vez, elogiou a Namíbia pela sua disposição em assumir a organização dos Jogos em substituição de Moçambique, em um momento considerado crucial. O Secretário Permanente reafirmou a confiança e a determinação com que o país assume agora a presidência e a responsabilidade pela organização dos Jogos da AUSC Região 5, agendados para Maputo em 2026.
Na mesma cerimónia, foi também anunciada a reestruturação da Troika da AUSC Região 5, que passa a incluir Moçambique na presidência, África do Sul na vice-presidência e Namíbia no papel de relator.
Este acto solene ocorre no âmbito do Conselho de Ministros da AUSC Região 5, em Swakopmund, reunindo os países-membros para discutir questões estratégicas para o desenvolvimento do desporto na região.

















