Os clubes de futebol têm até o dia 15 de Dezembro para libertar os jogadores africanos que irão participar na preparação para a Copa Africana das Nações (CAN) de 2025, que se realizará em Marrocos.
A decisão foi tomada após a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) atender à pressão da Associação Europeia de Clubes (ECA), alterando a data inicialmente prevista de 8 de Dezembro.
A mudança de data resulta de negociações acesas entre a Confederação Africana de Futebol e a ECA. Enquanto a Confederação Africana defendia que os jogadores africanos deveriam ser dispensados mais cedo para se juntarem às suas selecções e se prepararem adequadamente para o torneio, a ECA argumentava que a dispensa tardia permitiria que os clubes mantivessem os seus jogadores até ao término da sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e de outras competições europeias.
A Copa Africana das Nações está marcada para iniciar no dia 21 de Dezembro e prolongar-se-á até 18 de Janeiro do próximo ano. As selecções africanas preparam-se assim para um dos principais torneios do continente, contando com a participação de jogadores que competem nas ligas europeias.

















