Nos últimos nove meses, cerca de 1.300 homens foram submetidos a rastreios para cancro da próstata na província de Tete, conforme revelado pelas autoridades locais.
A responsável pela Repartição de Prevenção e Controlo de Doenças do Serviço Provincial de Saúde, Azélia Nabuela, atribuiu este aumento ao crescente nível de consciencialização da população sobre a importância da prevenção da doença.
Nabuela destacou que, em Novembro, mês dedicado à sensibilização sobre o cancro da próstata e diabetes, o sector da saúde intensificará as campanhas de informação nas comunidades, com o objectivo de evitar novos casos da doença. “Todas as unidades sanitárias, este mês, estarão focadas na promoção da saúde do homem, através do rastreio para o diagnóstico do cancro da próstata e da diabetes, tanto nas comunidades como em instituições públicas e privadas”, afirmou.
Além das campanhas nas unidades sanitárias, a responsável mencionou que haverá uma divulgação abrangente por meio de rádios e cartazes, envolvendo várias esferas sociais na promoção da saúde e na sensibilização da população. As autoridades de saúde apelam à população para procurarem os serviços de saúde e participem nas iniciativas de rastreio, visando a detecção precoce e o tratamento adequado do cancro da próstata.















