A província de Sofala regista, este ano, a morte de trinta e três pessoas devido à malária. Este alarmante número insere-se num total de setecentos e onze mil casos diagnosticados desde o início do ano.
Em comparação com o período homólogo, observa-se um aumento dramático de quase cem por cento. No ano passado, foram contabilizados quatrocentos e cinquenta mil casos de malária, os quais resultaram em nove óbitos.
O director do Serviço Provincial de Saúde de Sofala, Assane Abdala, atribui este crescimento preocupante a diversos factores, incluindo o fraco saneamento do meio, o uso incorrecto das redes mosquiteiras e os efeitos das mudanças climáticas.
As autoridades de saúde locais continuam a trabalhar na implementação de medidas que visem conter a propagação da doença e reduzir os impactos negativos na população.















