Desporto Dominguez volta à Seleção Nacional após um ano de afastamento

Dominguez volta à Seleção Nacional após um ano de afastamento

O capitão da Selecção Nacional de Futebol de Moçambique, Elias Pelembe, conhecido como Dominguez, faz o seu regresso à equipa após um ano afastado, encerrando assim um período repleto de controvérsias. 

O seu nome figura entre os 25 convocados pelo seleccionador nacional, Chiquinho Conde, para dois jogos amigáveis contra Marrocos, agendado para 14 de Novembro em Tânger, e contra o Chade, marcado para 17 de Novembro em Tetuão.

Estes encontros representam o primeiro passo dos “Mambas” na preparação para a Copa Africana de Nações (CAN) 2025, que se realizará em Marrocos entre 21 de Dezembro de 2025 e 18 de Janeiro de 2026. Moçambique integra o Grupo F, ao lado de potências como Costa do Marfim, Gabão e Camarões, tendo partidas previstas para os dias 24, 28 e 31 de Dezembro.

A última actuação de Dominguez com a selecção remonta a 19 de Novembro de 2024, quando Moçambique derrotou a Guiné-Bissau por 2-1, assegurando assim a qualificação para o CAN 2025. O jogador entrou em campo aos 79 minutos, substituindo Guima. Em Março deste ano, Dominguez ficou de fora dos jogos contra Uganda e Argélia, que contavam para as eliminatórias do Mundial 2026, devido à não entrega do passaporte à Federação Moçambicana de Futebol (FMF) dentro do prazo estipulado.

Recomendado para si:  Sporting brilha na Europa e apura-se directamente para os oitavos da Liga dos Campeões

A convocatória para esta Data-FIFA de Outubro traz como principal novidade o regresso de Dominguez, enquanto o médio João Bonde, do Ferroviário da Beira, não foi convocado.

A lista completa dos convocados é a seguinte:

Guarda-redes: Ernan Siluane (Associação Black Bulls), Ivane Urrubal (Ferroviário de Nacala) e Kimiss Zavala (Marítimo, Portugal).

Defesas: Edmilson Dove (Al-Quwa Al-Jawiya, Iraque), Bruno Langa (Pafos FC, Chipre), Reinildo Mandava (Sunderland AFC, Inglaterra), Infren Matola e Óscar Cherene (União Desportiva do Songo), Diogo Calila (Santa Clara, Portugal), Edson Sitoe “Mexer” (Ankara Keçiorengücü, Turquia), Feliciano Jone “Nené” (Abu Salim SC, Líbia) e Fernando Chambuco (Associação Black Bulls).

Médios: Alfons Amade (Dunfermline Athletic FC, Escócia), Manuel Kambala (Polokwane City FC, África do Sul), Keyns Abdala (GD Chaves, Portugal), Pedro Santos “Pepo” (Caldas SC, Portugal) e Elias Pelembe “Dominguez” (União Desportiva do Songo).

Avançados: Clésio Bauque (Associação Black Bulls), Geny Catamo (Sporting CP, Portugal), Witiness Quembo “Witi” (Nacional da Madeira, Portugal), Gildo Vilanculos (Tandamon Sour Club, Líbano), Stanley Ratifo (Chemie Leipzig, Alemanha), Faizal Bangal (AC Mestre, Itália), Ângelo Cantolo (Chingale de Tete) e Melque Alexandre (União Desportiva do Songo).

Destaques da semana