Os habitantes do bairro Icidua, na cidade de Quelimane, protagonizaram um tumulto ao destruírem um posto policial, como reacção a uma operação da Polícia da República de Moçambique (PRM) focada no combate ao contrabando de combustível.
De acordo com informações obtidas, a PRM realizou a apreensão de uma quantidade significativa de combustível, que se encontrava alegadamente contrabandeado numa residência na área. Esta acção provocou a indignação dos moradores, que acusaram os agentes de procederem de forma injusta e parcial.
Em resposta à operação policial, os populares lançaram uma série de objectos contra as instalações do posto, culminando na sua destruição por meio de incêndio. Alguns residentes manifestaram a opinião de que as autoridades deveriam concentrar as investigações nos fornecedores do combustível, alegadamente adquirido em alto-mar, em vez de penalizarem os consumidores locais.
O incidente resultou numa atmosfera de tensão no bairro, enquanto as autoridades locais estão a avaliar os danos provocados e a ponderar sobre medidas adequadas para reforçar a segurança na região.