Capa Moçambique implementa sistema de rastreio de medicamentos para combater contrabando

Moçambique implementa sistema de rastreio de medicamentos para combater contrabando

O Governo de Moçambique deu início à implementação de um inovador sistema de rastreio de produtos de saúde, com foco primordial nos medicamentos. 

Esta medida visa fortalecer o combate ao contrabando, roubo e desvio de medicamentos, além de combater a contrafacção no sector da saúde. Denominado globalmente como “Track and Trace”, o sistema permitirá o acompanhamento de cada lote de medicamentos desde a sua produção até ao consumidor final.

O anúncio foi realizado em Maputo pelo Presidente da República, Daniel Chapo, durante a cerimónia de abertura da Conferência Internacional sobre Produção Local, Investigação e Desenvolvimento de Medicamentos e Produtos de Saúde. O chefe de Estado sublinhou a importância do sistema na promoção de uma maior transparência na cadeia de distribuição dos medicamentos.

“Trata-se de um sistema que proporcionará poupanças significativas, não apenas para o Estado moçambicano, mas também para as indústrias locais, importadoras, farmácias e outros intervenientes no processo logístico de distribuição”, destacou o Presidente. “A partir de hoje, todos os medicamentos serão acompanhados por um selo de rastreio, desde a sua fabricação até ao paciente. Mesmo os medicamentos que forem contrabandeados e abertos fora do país poderão ser rastreados em Moçambique, permitindo identificar a sua localização”, acrescentou.

Recomendado para si:  PRM sensibiliza moto-taxistas em Magude para segurança rodoviária

Com esta iniciativa, o Governo moçambicano dá um passo significativo para garantir que cada medicamento que chega ao cidadão seja seguro, rastreável e possua a qualidade esperada.