Sociedade Governo confirma aluguer de aviões pela LAM para reforçar operação durante reestruturação

Governo confirma aluguer de aviões pela LAM para reforçar operação durante reestruturação

O governo de Moçambique confirmou que a Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) irá recorrer ao arrendamento de aeronaves enquanto a companhia está em processo de reestruturação.

Em Fevereiro, a LAM anunciou a aquisição de oito aeronaves, resultante da venda de 91 por cento das acções do Estado na empresa, num total de 130 milhões de dólares.

O porta-voz do governo e Ministro da Administração Estatal, Inocêncio Impissa, fez estas declarações, após uma reunião do Conselho de Ministros. Segundo Impissa, o arrendamento das aeronaves permitirá que a LAM prossiga com a compra normal de novos aparelhos.

“Alugar uma ou duas aeronaves parece ser a solução mais rápida para facilitar o processo de aquisição habitual. Garantimos que o processo de aquisição continua em curso, enquanto a LAM está a ser reformulada”, afirmou o ministro. “O sonho de adquirir aeronaves para a LAM tornar-se-á realidade”, prometeu.

Conforme explicou Impissa, a criação do comité de reestruturação da LAM tem como objectivo não apenas solucionar a actual crise financeira, mas também normalizar as operações da companhia e a aviação no país.

Recomendado para si:  Moçambique quer expandir ensino pré-escolar em cada distrito

A LAM acredita que o arrendamento de aeronaves irá satisfazer a crescente procura por serviços de transporte aéreo de passageiros e carga, em resposta à tendência de crescimento verificada nos mercados nacional e regional. “A expectativa é que essa tendência de crescimento continue nos próximos anos, impulsionada maioritariamente por mega-projectos e pelo turismo”, concluiu.

O Conselho de Administração da LAM é composto por representantes das três empresas públicas que adquiriram acções na companhia: a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), que opera a barragem de Cahora Bassa no Rio Zambeze, a empresa de caminhos-de-ferro e portos CFM, e a seguradora EMOSE.