A Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Sofala efectuou a detenção de cinco indivíduos acusados de falsificação de documentos com o intuito de realizar os exames de admissão à Academia Militar.
Os detidos foram apanhados em flagrante delito enquanto tentavam aceder à sala de exame utilizando identidades falsas. A operação ocorreu durante uma supervisão antes da realização da prova, onde os suspeitos foram encontrados com bilhetes de identidade falsificados numa escola na cidade da Beira.
Um dos indiciados, que foi abordado pela equipa do jornal “O País”, optou por não fornecer informações adicionais sobre a sua detenção, limitando-se a afirmar: “Estou detido, mas não quero falar sobre isso”.
Segundo o porta-voz da PRM em Sofala, Honório Chimbo, as autoridades estão a trabalhar para localizar os verdadeiros candidatos e identificar os mandantes dos indivíduos detidos. A PRM apela aos cidadãos para que se preparem adequadamente para os exames, seguindo as directrizes estabelecidas nos editais e evitando a prática de actos ilícitos.