Destaque Vendedores informais da Praça dos Combatentes rejeitam ordem de retirada

Vendedores informais da Praça dos Combatentes rejeitam ordem de retirada

Vendedores informais da Praça dos Combatentes manifestaram-se descontentes com a ordem das autoridades municipais para abandonarem as bermas da estrada e passadeiras. 

Os comerciantes argumentam que o Mercado Mucoreano, indicado como alternativa, não oferece espaço suficiente nem clientes para sustentar os seus negócios.

No prazo final para a retirada, uma concentração de vendedores foi registada nas imediações do parque, onde protestaram contra a proibição de exercerem as suas actividades no local.

Durante as primeiras horas, os passeios estavam desocupados e sob vigilância da Polícia Municipal, com alguns comerciantes a circularem com mercadorias à espera de uma oportunidade para regressar aos locais que habitualmente ocupavam.

Naftal Lay, porta-voz da Polícia Municipal da Cidade de Maputo, esclareceu que existem 18 mercados disponíveis com capacidade para acolher os vendedores transferidos e rejeitou as alegações sobre a falta de espaço no Mercado Mucoreano. A situação continua a gerar tensão entre os vendedores e as autoridades locais.

Recomendado para si:  Governo prevê encerramento da lixeira de Hulene até 2027