Politica Venancio Mondlane estabelece alianças em Berlim com o partido alemão Die Linke

Venancio Mondlane estabelece alianças em Berlim com o partido alemão Die Linke

O partido político alemão Die Linke (“A Esquerda”) reuniu-se em Berlim, com o antigo candidato presidencial de Moçambique, Venancio Mondlane, no âmbito da sua digressão pela Europa.

A realização deste encontro causou surpresa, uma vez que as ligações europeias de Mondlane têm-se maioritariamente estabelecido com partidos de direita ou extrema-direita, incluindo o partido “Chega!” de Portugal. O Die Linke, por sua vez, é considerado o herdeiro do Partido da Unidade Socialista (SED), que exerceu a liderança na República Democrática Alemã (Alemanha Oriental).

Ao partilhar a sua experiência nas redes sociais, Mondlane optou por não abordar o passado comunista do Die Linke. Em vez disso, descreveu o partido como “herdeiro das lutas históricas pela justiça social na Alemanha reunificada”.

O ex-candidato presidencial informou que a conversa com os dirigentes do Die Linke abordou “sérias violações dos direitos humanos” em Moçambique. Mondlane fez questão de salientar que a liderança do Die Linke “manifestou profunda preocupação e comprometeu-se a utilizar todos os meios disponíveis para amplificar a voz do povo moçambicano e apoiar os esforços pela liberdade e verdadeira democracia”.

Recomendado para si:  Chapo apela a moçambicanos no Japão para promoverem imagem positiva do país

Adicionalmente, Mondlane foi recebido pela Fundação Konrad Adenauer, ligada à União Democrática Cristã, que faz parte da coligação governativa alemã.