O ex-Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, faleceu no domingo (13), aos 82 anos, num hospital em Londres. Buhari ocupou a presidência da Nigéria entre 2015 e 2023, tendo previamente liderado uma junta militar durante a década de 1980.
Reconhecido pelo seu perfil militar e pela sua disciplina, Buhari emergiu como uma figura de esperança ao vencer as eleições de 2015, após três tentativas fracassadas de ascender ao cargo. Este evento marcou um momento histórico no país, uma vez que foi a primeira vez que um Presidente em funções foi derrotado por um candidato da oposição.
Na sua toma de posse, a Nigéria enfrentava uma grave crise devido à insurreição armada do grupo islamista Boko Haram, que gerava uma onda de violência, exacerbando as deficiências do Estado, além da pobreza e da corrupção. Apesar da sua eleição e reeleição em 2019, Buhari não conseguiu resolver os problemas de insegurança que continuam a assolar o país. A situação económica também se deteriorou, especialmente com a queda dos preços do petróleo, levando a uma das mais severas crises económicas da história recente da Nigéria.
Muhammadu Buhari nasceu em 1942, no extremo norte da Nigéria, então sob domínio colonial britânico. Após a independência do país em 1960, ingressou no Exército, onde iniciou a sua ascensão nas fileiras militares.