Politica Constantino André eleito Secretário-Geral da OJM com forte apoio dos delegados

Constantino André eleito Secretário-Geral da OJM com forte apoio dos delegados

Constantino André foi escolhido, no passado sábado, como o novo Secretário-Geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM). O jovem obteve 161 votos, cerca de 91%, superando o seu único concorrente, Samson Chongo, que arrecadou apenas 10 votos.

Com 31 anos e natural da província de Gaza, Constantino assume este cargo na sequência de Silva Livone, que se afastou para assumir novas funções no Estado. Esta eleição ocorreu durante a VII Conferência Nacional da OJM, realizada na cidade da Matola, província de Maputo. A reunião, que durou três dias, decorreu num ambiente pacífico e democrático, contando com a participação de mais de 1.000 delegados provenientes de todas as províncias.

No seu discurso de investidura, André destacou o seu compromisso em liderar a OJM com um foco na união interna e na abordagem dos desafios enfrentados pela juventude moçambicana, como o desemprego e a carência de habitação digna. “Levaremos a agenda da juventude com responsabilidade, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico”, afirmou o recém-eleito secretário-geral.

O jovem líder fez ainda eco das palavras do Presidente da República, Daniel Chapo, que, no início da conferência, lançou um apelo para que a OJM se torne um actor activo na construção da independência económica do país, 50 anos após a sua independência. “Vamos participar activamente para a independência económica. A nossa contribuição será relevante, porque agregaremos todos os sectores da sociedade para discutir e encontrar plataformas de avanço”, garantiu.

Recomendado para si:  Presidente do Parlamento Pan-Africano encontra líderes comunitários em Maputo

Antes da eleição, a Comissão Política da Frelimo retirou a candidatura de Baera Moreira, representante da cidade de Maputo, devido ao não cumprimento dos requisitos estatutários que exigem um mínimo de 10 anos de militância no partido. Segundo a AIM, Moreira contava com nove anos e cinco meses de vínculo partidário, o que inviabilizou a sua participação no processo eleitoral.

A eleição de Constantino André marca o encerramento da VII Conferência Nacional da OJM, que decorreu sob o lema “OJM Renovada na Transição Geracional: Firme na Defesa da Pátria e na Promoção da Independência Económica”. O evento reuniu mais de mil delegados, além de centenas de convidados nacionais e internacionais, incluindo representantes de organizações juvenis aliadas.