Sociedade Benvinda Levi enfatiza melhoria da educação profissional na posse dos novos dirigentes...

Benvinda Levi enfatiza melhoria da educação profissional na posse dos novos dirigentes do sector educativo

O Primeiro-Ministro, Benvinda Levi, afirmou que uma das prioridades do governo moçambicano passa por garantir a qualidade no ensino profissional, técnico e vocacional. 

A declaração foi feita durante a cerimónia de posse de Samuel Samo Gudo como novo Presidente da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), na cidade de Maputo.

Na sua intervenção, Levi sublinhou que o subsistema de educação profissional tem o importante desafio de formar uma força de trabalho moçambicana qualificada, dotada de uma cultura de trabalho e de espírito empreendedor. A ANEP, continuou, deverá garantir que a educação profissional se revele “integrada, coerente e flexível, respondendo às actuais exigências do mercado de trabalho”.

Além de Gudo, a Primeira-Ministra também empossou Lurdes Nacala como Directora Geral do Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE). Levi apelou a Nacala que prossiga com os esforços para aperfeiçoar os mecanismos que definem os princípios orientadores do planeamento curricular e para promover a formação contínua dos docentes.

Sérgio Cossa assumiu o cargo de novo Director Geral do Instituto Nacional de Ensino à Distância (INED), criado com o intuito de assegurar o acesso à educação para todos os cidadãos, independentemente da sua localização geográfica ou condição social.

Recomendado para si:  INATRO em Gaza alerta para cumprimento das regras de trânsito após acidente fatal

Levi instou Cossa a implementar medidas que garantam o funcionamento contínuo da rede nacional de centros de ensino à distância, a harmonização da inovação técnica com os princípios educativos, bem como a criação de um sistema educativo mais inclusivo e resiliente, capaz de enfrentar os desafios actuais.

Florêncio Maulano foi designado Director Geral do Fundo Nacional de Investigação (FNI). A Primeira-Ministra solicitou a Maulano que administre os fundos do FNI com transparência e realize uma selecção criteriosa dos projectos a financiar.