Uma equipa multissectorial, composta pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Medicina Legal e Procuradoria Provincial de Inhambane, procedeu à exumação do corpo de uma anciã que foi enterrada viva na localidade de Canda, no distrito de Zavala.
A exumação foi realizada sob a supervisão dos filhos e netos da vítima, que alegaram motivos relacionados com práticas de feitiçaria para justificar o ato. O porta-voz do SERNIC em Inhambane, Alceres Cuamba, esclareceu que esta operação visa não apenas aprofundar a investigação do crime, mas também garantir um sepultamento digno para a cidadã.
“De acordo com informações preliminares, são seis filhos e alguns sobrinhos que se teriam unido para enterrar a anciã viva, sem caixão, o que motivou a necessidade de realizar esta exumação para uma perícia e um enterro apropriado”, afirmou Cuamba.
Após o crime, os suspeitos encontraram-se em fuga, e acredita-se que possam estar a residir no reino vizinho de Eswatini. O SERNIC já emitiu mandados de busca e captura contra os indiciados, com o intuito de levar os autores à justiça.