Pelo menos sete pessoas perderam a vida na província do Cabo Oriental, na África do Sul, em consequência de inundações provocadas por condições climáticas extremas.
As autoridades locais estão apreensivas quanto à possibilidade de um aumento no número de fatalidades.
Segundo o African News, a África do Sul tem enfrentado intensas tempestades de inverno desde o último fim-de-semana, resultando em frio severo, queda de neve e inundações que afectaram várias províncias do país.
A região do Cabo Oriental foi a mais gravemente impactada, com o Serviço Meteorológico da África do Sul a emitir alertas sobre o elevado risco de inundações, levando ao encerramento de estradas e à declaração de condições perigosas para os viajantes.
Equipas de gestão de desastres e serviços de emergência foram prontamente mobilizadas para prestar assistência nas áreas mais afectadas. Além disso, grupos de resgate estão em operação na busca por um autocarro que transportava crianças em idade escolar, o qual foi arrastado pelas águas da enchente na Cidade do Cabo.
Até ao momento, não se sabe quantos alunos estavam a bordo do veículo. Contudo, três crianças foram resgatadas com vida antes que as operações de busca fossem suspensas ao anoitecer.