Politica PR Chapo reitera prioridade na luta contra o terrorismo em visita a...

PR Chapo reitera prioridade na luta contra o terrorismo em visita a Cabo Delgado

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, declarou que a luta contra o terrorismo “continua a ser a nossa prioridade máxima”. A afirmação foi feita durante uma visita à base da milícia conhecida como “Forças Locais”, na zona de Mueda, na província nortenha de Cabo Delgado.

Chapo enfatizou o papel fundamental desses combatentes na defesa da população e da soberania do país face aos ataques terroristas. Segundo um comunicado da sua administração, a visita à base fazia parte das comemorações do 65º aniversário do massacre de manifestantes desarmados perpetrado por tropas coloniais portuguesas a 16 de Junho de 1960. O Presidente reafirmou o compromisso do governo em melhorar as condições dos militares envolvidos na luta em Cabo Delgado, designada como o “Teatro Operacional Norte”.

O chefe de Estado sublinhou que o envolvimento da população local e a cooperação com as forças estrangeiras, nomeadamente de Ruanda e Tanzânia, têm sido cruciais para travar o avanço dos grupos terroristas. Chapo dirigiu-se aos soldados ruandeses e tanzanianos, afirmando que “sem o vosso trabalho em apoio às forças armadas moçambicanas, não seria fácil combater o terrorismo”.

Recomendado para si:  Diálogo nacional inclusivo em Moçambique arranca a 6 de Outubro com auscultação pública

“Não nos esquecemos das Forças Locais”, acrescentou. “E nunca nos esqueceremos de vocês”.

O presidente também visitou a 110ª Brigada das Forças Armadas de Moçambique (FADM), onde declarou: “Acompanhamos o trabalho que têm feito 24 horas por dia, sete dias por semana. Sabemos que vocês estão no terreno a defender a nossa pátria contra o terrorismo”.

Prometeu melhorias em infraestruturas e recursos logísticos para as tropas, afirmando que “continuaremos a trabalhar para melhorar as condições em todas as áreas, tanto em termos de estradas de acesso como de logística”.

Chapo comprometeu-se a intensificar as suas visitas às posições militares, de modo a elevar a moral dos combatentes. “Podem contar connosco”, finalizou. “Estamos com vocês”.