Politica Frelimo apela à participação popular nas celebrações dos 50 anos da Independência...

Frelimo apela à participação popular nas celebrações dos 50 anos da Independência de Moçambique

O partido Frelimo, no poder em Moçambique, apela a um maior envolvimento da população nas celebrações do 50º aniversário da Independência Nacional.

Esta convocatória surge no âmbito de um leque de actividades preparatórias para o evento, que terá o seu auge a 25 de Junho próximo.

António Niquice, primeiro secretário da Frelimo na cidade de Maputo, sublinhou a importância da participação cidadã, afirmando que um maior envolvimento da comunidade é fundamental para a construção de soluções para os desafios sociais que o país enfrenta. “Se cada um contribuir uma vez por semana ou uma vez por mês, através de pequenos actos como a limpeza dos espaços públicos, estamos a contribuir significativamente para a qualidade de vida no nosso município,” afirmou Niquice.

As declarações foram feitas durante as jornadas de limpeza realizadas nos sete distritos municipais da capital, uma iniciativa integrada nas comemorações do Jubileu da Independência Nacional. Niquice reafirmou que as práticas de salubridade e civismo por parte dos munícipes são determinantes para o bem-estar da cidade.

Sobre a Chama da Unidade Nacional, que já percorreu mais de metade do país, Niquice fez um apelo à mobilização de todos os cidadãos para que se unam no processo de celebração do jubileu. Reconhecendo os desafios existentes, ele lembrou que os esforços dos jovens e dos cidadãos em prol da libertação não devem ser esquecidos, reforçando a necessidade de converter a independência política em uma realidade de autonomia económica.

Recomendado para si:  Renamo desmente suposta nomeação de Ossufo Momade na EMOSE

Por sua vez, Gonçalves Jemusse, secretário do Comité Central para a Mobilização, Trabalho Ideológico e Organizações Sociais da Frelimo, manifestou a confiança de que estas acções reforçarão o papel social do partido. Jemusse revelou que no próximo dia 14 haverá uma passeata, que contará com a participação organizada de grupos de militantes. O objectivo é reafirmar a presença da Frelimo em todos os cantos do país e promover a imagem do partido e do seu presidente.

O líder da mobilização reiterou que as comemorações dos 50 anos de independência são um dever de todos os moçambicanos, independentemente da sua origem, etnia ou religião. “Todos temos a obrigação de participar nas actividades, exaltando a nossa moçambicanidade e unidade nacional,” concluiu.

Adicionalmente, a Frelimo pretende que as acções de limpeza contribuam para uma cidade de Maputo mais limpa e saudável, beneficiando o bem-estar da população e a preservação do ambiente.