Um total de 411 candidatos ao curso de licenciatura em Medicina da Universidade Lúrio (UniLúrio) terá de realizar exames de admissão adicionais, em resposta a uma fraude massiva identificada durante as provas regulares do ano lectivo de 2025. Os novos exames estão agendados para o próximo dia 24.
A decisão foi anunciada pelo Conselho Universitário da UniLúrio, que visa garantir a integridade e a transparência do processo de admissão na instituição de ensino superior.
Segundo um comunicado divulgado pela universidade, a medida surge após a constatação de irregularidades nas notas dos exames de Química I e Biologia I, cujas pontuações se revelaram anormalmente altas e uniformes entre os candidatos.
Além de anular as notas e matrículas dos alunos envolvidos, o Conselho Universitário determinou que todos os afectados devem realizar um exame adicional para serem considerados elegíveis para a validação do exame de admissão ao curso. A exigência aplica-se especificamente aos candidatos que obtiveram médias iguais ou superiores a 10 valores nas referidas disciplinas.
O exame adicional será composto por questões de múltipla escolha e abordará os mesmos conteúdos que estavam previstos para o exame de admissão do ano lectivo 2025. O Conselho Universitário esclareceu que apenas os candidatos que atingirem uma nota mínima de 10 valores em cada disciplina no exame adicional terão suas notas validadas.