Politica Assembleia da República aprova por consenso prorrogação da isenção do IVA

Assembleia da República aprova por consenso prorrogação da isenção do IVA

Os deputados das quatro bancadas da Assembleia da República — Frelimo, PODEMOS, Renamo e MDM — aprovaram, por consenso, a prorrogação da isenção do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) nas transmissões comerciais de açúcar, óleos e sabões, até 31 de Dezembro deste ano. 

Esta medida estende também a isenção às matérias-primas e equipamentos utilizados na produção destes produtos.

Durante a discussão, a ministra das Finanças, Carla Louveira, sublinhou que a aprovação da prorrogação visa estimular o crescimento da economia nacional, reduzir os custos e factores de produção, além de aumentar a capacidade de compra dos cidadãos.

A medida é uma resposta estratégica às necessidades do mercado e tem como objectivo mitigar o impacto financeiro sobre os consumidores.

A adopção deste instrumento fiscal implica que o Estado deixará de arrecadar, em termos de receitas, mais de dois mil milhões de meticais durante o corrente ano. Este valor representa uma considerável renúncia fiscal, que reflecte o compromisso do Governo em promover políticas que favoreçam a economia e o bem-estar da população.

Recomendado para si:  PR Chapo defende paz duradoura e unidade nacional no cinquentenário da independência