Destaque Três detidos por ligações clandestinas na Beira

Três detidos por ligações clandestinas na Beira

Três indivíduos foram detidos pela Polícia da República de Moçambique (PRM) na 1ª Esquadra, localizada no bairro de Chaimite, suspeitos de se fazerem passar por funcionários da Electricidade de Moçambique (EDM) para realizar cobranças ilegais e ligações clandestinas de electricidade em residências da cidade da Beira.

O porta-voz da PRM em Sofala, Dércio Chacate, confirmou que a detenção ocorreu em flagrante delito, durante uma incursão dos suspeitos numa habitação na zona da Praia Nova. Durante a operação, as autoridades apreenderam uma variedade de equipamentos, incluindo multímetros, luvas, chaves de fenda, cinturões, estribos, ligadores, fitas isoladoras e capacetes, que eram utilizados nas suas actividades ilícitas.

Os detidos enfrentarão acusações de furto, uma vez que os contadores utilizados nas ligações foram reportados como extraviados, e de exercício ilícito de função pública. “O expediente criminal está em andamento e seguirá os trâmites legais noutras instituições da administração da justiça”, afirmou Chacate, apelando ainda os cidadãos a procurarem serviços de entidades públicas apenas em instituições devidamente credenciadas.

Aníbal Barca, director da Área de Serviço ao Cliente da EDM na Beira, destacou que esta situação representa um exercício ilegal de funções, com indivíduos a realizarem ligações clandestinas em diversos bairros e a efectuarem cobranças indevidas. “É importante frisar que a energia no âmbito da ProEnergia não é pagável, e a EDM tem a missão de garantir que não haja cobranças, uma vez que estas ligações já estão subsidiadas”, esclareceu.

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Barca revelou que a EDM monitorizava a actividade deste grupo há seis meses, após receber várias reclamações de clientes sobre situações anómalas envolvendo supostos funcionários da empresa. “Quando estas ligações são realizadas, que não constam no cadastro, os clientes acabam por ficar sem energia e dirigem-se à EDM em busca de soluções”, apontou.

O responsável alertou que essas fraudes não apenas causam perdas financeiras significativas para a empresa, mas também geram instabilidade na rede, resultando em cortes de energia inesperados devido à sobrecarga do sistema.

Como parte das medidas para combater esta situação, a EDM tem promovido encontros com lideranças comunitárias e criado plataformas de diálogo para a partilha de informações. “Acreditamos que todas essas iniciativas ajudarão a mitigar as situações que prejudicam a empresa”, concluiu Barca.