Sociedade Tete: Sector da educação necessita de 2.220 professores para o ano lectivo

Tete: Sector da educação necessita de 2.220 professores para o ano lectivo

A província de Tete, situada no centro de Moçambique, enfrenta um desafio significativo no sector da Educação, com a necessidade urgente de recrutar 2.220 professores para atender à demanda dos alunos no corrente ano lectivo. 

A revelação foi feita pelo director provincial de Educação, Francisco Jesus.

Durante uma conferência de imprensa, Francisco Jesus sublinhou que o Executivo está ciente da situação e tomará medidas para reverter este défice de docentes. Entre as acções planeadas, está o pagamento de horas extraordinárias em dívida desde 2022, assim como a reintegração de alguns professores afastados por diversas razões.

“Uma parte dos professores já foi paga e alguns ainda aguardam pelo valor. Estamos a trabalhar em conjunto para ter novos docentes que possam suprir as necessidades dos alunos”, afirmou Francisco Jesus, enfatizando a prioridade do governo em garantir uma educação de qualidade para todos.

Este cenário evidencia a pressão sobre o sistema educativo na província, que continua a crescer em enrolamento e exige uma resposta rápida e eficaz para assegurar que todos os alunos tenham acesso a um ensino adequado.

Recomendado para si:  Dois suspeitos detidos pelo assassinato de agentes das FDS em Chiúre