Destaque PODEMOS exige esclarecimentos à PGR sobre atentado contra Venâncio Mondlane

PODEMOS exige esclarecimentos à PGR sobre atentado contra Venâncio Mondlane

O Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), através do seu membro do Conselho Político, Hélder Mendonça, lançou um apelo à Procuradoria-Geral da República (PGR) para esclarecer os pormenores do atentado contra Venâncio Mondlane, ocorrido na quarta-feira na cidade de Maputo.

De acordo com uma publicação do jornal Evidências, a Polícia da República de Moçambique (PRM), através da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), disparou contra a caravana de Mondlane, resultando na morte de duas crianças e ferindo gravemente 16 outras pessoas. O estado de saúde de Venâncio Mondlane, que se encontra em parte incerta, permanece desconhecido.

Hélder Mendonça expressou a sua indignação com o incidente, considerando-o inaceitável, especialmente por se tratar de um cidadão envolvido na política do país. Ele sublinhou a importância de uma investigação rigorosa, afirmando que “se houve um ataque a qualquer cidadão moçambicano, principalmente a alguém com um movimento político, é fundamental que a PGR traga uma explicação clara sobre este possível atentado”.

“Não tenho informações concretas. Também soube através dos media. Se for verdade, o Governo deve fazer um esforço massivo para identificar os responsáveis materiais e, acima de tudo, os autores morais. É preciso que, caso tenha havido um ataque, se realize uma investigação consistente. Não é admissível que este cidadão sofra um atentado em plena praça pública”, afirmou Mendonça.

Recomendado para si:  Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão interina para substituir Ossufo Momade

Relativamente ao Compromisso Político para um Diálogo Nacional e Inclusivo, o membro do Conselho Político do PODEMOS reconheceu as iniciativas pioneiras, mas destacou que o foco actual deve ser o que se pretende alcançar e o compromisso que foi estabelecido e aceite pelo Estado.