Sociedade Matola reforça a capacidade de recolha de lixo

Matola reforça a capacidade de recolha de lixo

O Conselho Municipal da Matola anunciou um significativo reforço na sua capacidade de recolha de resíduos sólidos, através da aquisição de 20 tractores com respectivos atrelados basculantes, cinco camiões, 15 contentores metálicos e 100 depósitos plásticos. 

Os novos equipamentos, apresentados durante as celebrações do 53.º aniversário da cidade, representam um investimento superior a 85 milhões de meticais e fazem parte do projecto intitulado “Um Bairro, Um Tractor”, que tem como objectivo descentralizar e melhorar a recolha de lixo em todas as áreas do município.

O presidente do município, Júlio Parruque, sublinhou que esta iniciativa é uma resposta à urgente necessidade de melhorar as condições de saneamento e garantir uma cidade mais limpa e saudável para todos os munícipes.

“A recolha de resíduos sólidos foi intensificada e os horários foram alargados, a fim de evitar a acumulação de lixo. Não aceitamos um certificado de incompetência por causa do lixo”, afirmou Parruque, assegurando que terá cada bairro pelo menos um tractor dedicado ao serviço de recolha.

Recomendado para si:  Matola lança construção de estrada que ligará Ndlhavela à Zona Verde

Além disso, a autarquia fez um apelo à população para respeitar os horários e locais de deposição de lixo, de modo a garantir um serviço mais eficiente e sustentável para toda a cidade. A medida foi amplamente bem recebida pelos munícipes, que há muito tempo têm enfrentado dificuldades devido à irregularidade na recolha de lixo e à falta de separação e reciclagem.

João Matavel, residente na zona de Mukhatine, expressou a sua satisfação com a nova iniciativa, manifestando a esperança de que os tractores cheguem realmente a todas as localidades. “Estamos ansiosos por ver melhorias concretas, pois há muito tempo que lidamos com o problema do lixo acumulado”, disse Matavel.