Capa EUA suspendem apoio a programa de circuncisão em Moçambique

EUA suspendem apoio a programa de circuncisão em Moçambique

O Departamento de Eficiência do Governo dos Estados Unidos (DOGE), sob a liderança de Elon Musk, anunciou a suspensão de um programa de apoio à circuncisão masculina em Moçambique, que estava avaliado em 10 milhões de dólares. 

Esta decisão integra uma lista de 15 programas cancelados em diversos países ao redor do mundo, incluindo na África, Ásia e Europa.

Segundo informações veiculadas pela Sic Notícias, esta medida representa um sério revés na luta contra o HIV/Sida em Moçambique, comprometendo a execução de importantes programas de saúde. O corte no financiamento não apenas limita a provisão de profissionais de saúde, mas também põe em risco a distribuição de medicamentos essenciais, afectando a eficiência dos serviços fundamentais à população.

O ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, expressou a preocupação do Governo moçambicano, sublinhando que a suspensão do apoio dos EUA poderá agravar a logística dos medicamentos, aumentando o risco de superlotação nos armazéns.

Em resposta a esta situação crítica, o Governo está em diálogo com a embaixada dos Estados Unidos, numa tentativa de mitigar os impactos adversos e assegurar a continuidade dos serviços de saúde vitais para a população.

Recomendado para si:  Empresário português raptado na cidade de Maputo