Nos próximos 24 horas, os distritos de Chicualacuala, Mapai, Chókwè, Guijá e Chibuto poderão ser severamente afectados por inundações, conforme aviso emitido pelas autoridades locais.
Este fenómeno é resultado da quarta vaga de inundações provocada pelo transbordo do rio Limpopo, uma situação que se agrava pelo escoamento das águas provenientes dos países a montante.
Ivan Cuna, director da Unidade de Gestão da Bacia do Limpopo, alerta que a situação poderá levar ao isolamento de várias comunidades, à destruição de campos agrícolas e à interrupção da circulação viária. As áreas mais vulneráveis incluem a baixa de Incoluanine e de Guele Guele, em Mohambe, bem como Tlhatlene em Chaimite e Sanjene, em Xilembene.
As previsões indicam que algumas estradas locais, incluindo os acessos à aldeia de Chivonguene, Incoluaninine e Maqueze, em Lhaquene, poderão sofrer uma agravante inundação, afectando residências localizadas em zonas de retenção.
Diante deste cenário, Cuna reafirma a importância de se respeitarem as medidas de precaução ao se aproximar do rio, sublinhando que é extremamente perigoso tentar recuperar equipamentos em áreas propensas a inundações. “À medida que o caudal se intensifica, o risco de entrar nessas zonas e não conseguir sair aumenta drasticamente”, enfatizou o gestor.















