Cultura Pedro Pereira Lopes vence o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2024

Pedro Pereira Lopes vence o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2024

O escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes foi agraciado com o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2024, destacando-se com a sua obra de poesia intitulada “Tratado das Coisas Sensíveis”. 

A cerimónia de entrega do prémio, que inclui uma recompensa monetária de 5 mil euros, será acompanhada pela edição e publicação da obra na cidade de Lisboa, com uma tiragem prevista de dois mil exemplares, conforme estipulado no regulamento do galardão.

O Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura foi instituído pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) com a intenção de continuar a sua missão como editora pública, focando na promoção e preservação do património linguístico e cultural português.

Além disso, o prémio presta homenagem à figura de Vasco Graça Moura, um destacado cidadão, intelectual e antigo administrador da INCM, cuja influência no panorama literário é indiscutível.

Pedro Pereira Lopes, natural da província da Zambézia e nascido em 1987, conta com uma vasta produção literária que inclui poesia, contos, relatos de viagens e ensaios. Com 15 livros publicados, Lopes tem-se destacado especialmente na literatura infanto-juvenil, sendo co-autor de obras como “A história do João Gala-Gala” (2017), em colaboração com o músico Chico António, e “Por que é um livro mágico?” (2020), em parceria com Angelina Neves. Em 2022, organizou a antologia “Primeiro livro de poesia — uma introdução aos poetas de Moçambique”.