A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, 76 mil estudantes de Moçambique das 10.ª e 12.ª classes irão submeter-se a exames especiais em única chamada, a nível nacional.
Esta medida surge na sequência das dificuldades que enfrentaram muitos alunos ao não realizarem os exames programados entre 2 e 13 de Dezembro do ano passado, devido a manifestações pós-eleitorais e à greve dos professores, que exigem o pagamento do subsídio de horas extras acumulado nos últimos três anos.
Deste total de estudantes, 51 mil pertencem à 10.ª classe, distribuídos por 73 escolas, enquanto 25 mil são da 12.ª classe, oriundos de 53 estabelecimentos de ensino. A província de Gaza será responsável por avaliar 4.708 candidatos, abrangendo os distritos de Chibuto, Manjacaze, Limpopo e a cidade de Xai-Xai.
Por outro lado, a província de Inhambane contará com 3.824 alunos, que farão os exames em distritos como Inhambane, Jangamo, Morrumbene e Massinga. Nampula, por sua vez, verá 3.422 estudantes serem avaliados nos distritos de Larde, Muecate, Ribaué e Nacala-Porto.