Politica Destruição dos boletins de voto das eleições marcada para 17 de Janeiro

Destruição dos boletins de voto das eleições marcada para 17 de Janeiro

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou que a destruição dos boletins de voto das eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais, realizadas a 9 de Outubro, está agendada para a próxima sexta-feira (17). 

Esta decisão foi formalizada na Resolução número 87/CNE/2024, datada de 28 de Dezembro, à qual o jornal “Notícias” teve acesso.

Segundo o documento, a destruição abrangerá não apenas os boletins de voto validamente expressos, mas também os votos em branco, nulos, reclamados, assim como aqueles que foram protestados ou contra-protestados, os quais se encontram sob a guarda das Comissões de Eleições Distritais (CED).

O acto de destruição ocorrerá na presença de representantes de candidatos, partidos políticos, coligações, grupos de cidadãos eleitores proponentes, bem como de observadores, jornalistas e cidadãos em geral.

O documento enfatiza que, após a destruição, será lavrada uma acta que deverá conter a data e o local do evento, o registo do mesmo e a lista das entidades presentes, incluindo os nomes e assinaturas dos membros. Esta acta será posteriormente enviada às Comissões Provinciais de Eleições (CPE).

Recomendado para si:  Diálogo nacional inclusivo em Moçambique arranca a 6 de Outubro com auscultação pública