Capa Cabo Delgado: Ataque terrorista em Palma deixa mortos e comércio em cinzas

Cabo Delgado: Ataque terrorista em Palma deixa mortos e comércio em cinzas

Pelo menos duas vidas foram ceifadas num violento ataque terrorista na sede do Posto Administrativo de Pundanhar, localizado no distrito de Palma.

A província de Cabo Delgado, que tem sido palco de uma insurgência armada desde Outubro de 2017, volta a ser marcada pela tragédia.

De acordo com informações veiculadas pela Carta de Moçambique, que cita fontes locais, o grupo terrorista não só provocou mortes, como também incendiou estabelecimentos comerciais informais e saqueou bens da população. Os habitantes temem que os itens furtados sejam utilizados para sustentar a logística do grupo extremista.

Um residente de Palma, Pita João Alavalava, relatou que o ataque ocorreu por volta das 22h00, tendo confirmado a morte de uma pessoa, embora a existência de outras vítimas não possa ser descartada. “Foi por volta das 22h00 e uma pessoa foi morta, mas podem existir mais mortos”, afirmou Alavalava à publicação.

O ataque a Pundanhar aconteceu nas imediações de posições ocupadas pelas Forças de Defesa e Segurança. Uma fonte local expressou perplexidade quanto à presença das forças militares na região, questionando o seu papel face à violência crescente. “Não entendemos por que razão lá estão destacados agentes das Forças de Defesa e Segurança, bem como da força local, mas como são assuntos militares, qualquer comentário só com eles”, acrescentou.

Recomendado para si:  Carnaval de Quelimane pode ser adiado em solidariedade às vítimas das cheias

A província de Cabo Delgado tem enfrentado uma escalada de violência atribuída a movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico, que se intensificou nos últimos anos, causando um profundo impacto humanitário na região e levando à deslocação forçada de milhares de pessoas.

Destaques da semana