Destaque Venâncio Mondlane decreta quatro dias de luto nacional pelas vítimas das manifestações

Venâncio Mondlane decreta quatro dias de luto nacional pelas vítimas das manifestações

O candidato presidencial independente Venâncio Mondlane, também conhecido como “líder do povo”, anunciou na segunda-feira, durante uma transmissão em directo, um luto nacional de quatro dias, que terá início esta quinta-feira (19), e se estenderá até domingo, dia 22. 

Esta declaração surge em resposta às trágicas manifestações que resultaram na morte de mais de 130 pessoas.

Mondlane caracterizou a quinta-feira como o início de uma celebração em honra dos “heróis da democracia moderna”, mencionando como símbolos dessa luta os nomes de Elvino Dias, um advogado assassinado, e Mano Shottas, que perdeu a vida em Ressano Garcia. O luto será marcado por um apelo à reflexão e à união do povo moçambicano.

Durante o período de homenagem, o candidato fez questão de esclarecer que as actividades poderão decorrer normalmente, sem manifestações de rua ou restrições à circulação de trânsito. “Nestes quatro dias de luto, vamos vestir de preto para aqueles cuja tradição é utilizar essa cor, e branco para aqueles que, culturalmente, optam pela roupa branca em sinal de luto”, afirmou Mondlane.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 30 de Setembro de 2025

Além disso, o líder apela a que, diariamente, entre as 13h e as 13h15, haja uma paralisação das actividades para o canto do hino nacional. “Vamos também orar por justiça em Moçambique e pelas famílias que estão a sofrer com a perda de entes queridos, em todos os cantos do país”, enfatizou.

No último dia do luto, domingo, Mondlane fez um apelo especial para que, entre as 21h e as 22h, o povo se una na sonoridade de apitos e vuvuzelas, como forma de preparação para o “veredicto final” que será anunciado na segunda-feira.