O partido PODEMOS e a Polícia da República de Moçambique (PRM) manifestaram preocupação com a possível infiltração de indivíduos nas manifestações violentas que ocorreram na quarta e quinta-feira em diversos pontos dos distritos de Pemba, Metuge e Montepuez.
O coordenador do PODEMOS em Cabo Delgado, Singano Hassane, convocou uma conferência de imprensa onde se distanciou dos actos de violência, pilhagem e destruição de infra-estruturas atribuídos a alegados apoiantes do candidato presidencial Venâncio Mondlane. “As caras que estamos a ver nestas manifestações não são caras que nos trazem clareza que são cidadãos residentes nesta cidade de Pemba,” afirmou Hassane, enfatizando que a situação não representa o posicionamento legítimo do partido.
Por sua vez, a PRM também manifestou receios quanto à possibilidade de infiltrações, tendo o chefe das Relações Públicas da corporação provincial revelado que existem informações sobre a entrada na cidade de Pemba de indivíduos provenientes de outras regiões do país. “Tudo leva a crer que estamos perante indivíduos infiltrados, vindos de outras partes do país que estão cá,” declarou a autoridade policial, sublinhando a necessidade de uma investigação mais profunda.