O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) manifestou a sua expectativa de que o Conselho Constitucional (CC) encontre a verdade eleitoral nas diligências que actualmente realiza.
A declaração foi feita pela mandatária nacional do partido, Silvia Cheias, durante um encontro com a Presidente do CC, Lúcia Ribeiro, que teve como foco os trabalhos em curso relacionados com a divulgação dos resultados das eleições de 9 de Outubro.
“Estamos preocupados com os resultados, tendo em conta a situação em que o país se encontra. É do interesse do MDM que o CC consiga encontrar a verdade eleitoral, assegurando a credibilidade dos órgãos competentes e contribuindo para a estabilidade e harmonia no país”, afirmou Silvia Cheias.
Durante a reunião, a mandatária expressou a sua preocupação com as discrepâncias nos votos, que têm sido notórias em várias eleições e que foram também objecto de recurso pelo partido. “A questão dos votos nulos também nos assusta, pois os números foram elevados”, sublinhou.
Silvia Cheias ainda destacou que muitos mandatários do partido ao nível dos distritos não foram adequadamente notificados, o que resultou na sua impossibilidade de estar presentes durante a centralização dos votos, um facto que levanta questões sobre a transparência do processo.
Por sua vez, Lúcia Ribeiro confirmou que o Conselho Constitucional recebeu dois recursos do MDM, os quais serão considerados no acórdão final relativo à divulgação dos resultados eleitorais.